Geraldo Pereira: exemplo de homem temente a Deus
O poeta Geraldo Pereira dos Santos, hoje aposentado como servidor público federal da Universidade Federal de Goiás (UFG), integrou a 11ª Legislatura da Câmara Municipal de Goiânia, de 1989 a 1992. Aliás, a mesma legislatura para a qual me candidatei e não logrei êxito. Mas, hoje, quero prestar uma sincera homenagem a esse homem do povo, Geraldão da Bicicleta, que marcou época pedindo votos nas feiras, notadamente a da Vila Nova.
Geraldo Pereira, que se aposentou como servidor técnico-administrativo da UFG, é autor de livros da melhor qualidade. Recentemente, lançou o livro “Pescando versos graúdos em águas goianas”, uma obra que trata da poesia regional de uma forma diferenciada, dialogando entre as obras e a própria linguagem poética do autor. Ao todo, 245 poetas e poetisas do Estado de Goiás foram homenageados na obra de Geraldo Pereira.
Apesar de ter sido meu adversário, em campanha política, aprendi a Deus. O tempo se foi e, por ironia do destino, tive o privilégio de reencontrar esse ex-vereador por Goiânia, em sua residência, no Setor Novo Mundo, próximo à sede do Poder Legislativo estadual. Que alegria ao vê-lo e, mais ainda, ao receber o seu caloroso abraço. Geraldo estava completando 66 anos de idade, cercado do carinho e verdadeiro amor de seus familiares e amigos.
Quem me levou à casa do poeta Geraldo Pereira foi meu amigo Santino Marques da Costa, que, coincidentemente, faz aniversário no mesmo dia do ex-vereador, que, hoje, não gosta nem de falar de política. E as razões dele são as mesmas de todo cidadão que abomina corrupção e falsidade. O certo mesmo é que foram momentos maravilhosos os que passei na casa do Geraldão, que trocou a bicicleta por um carro popular. Foi, sim, um verdadeiro privilégio rever esse poeta que tanto admiro e seus familiares, principalmente a dona Cecília, sua esposa, uma anfitriã da melhor qualidade.
Hoje, Geraldão, que chegou a apresentar o programa “Poesia no Ar”, sucesso absoluto na Rádio Universitária, ao lado da radialista Marisa Damas, curti sua aposentadoria, cuidando de sua grande família. Foi lindo ver seus filhos, incluindo sobrinhos, agradecendo a ele não apenas pela educação que tiveram, mas, também, pelo amor que ainda recebem do poeta a cada novo dia. Meu amigo Santino, que chegou a patrocinar o programa “Poesia no Ar”, doando uma bicicleta a cada três meses, se emocionou ao discursar na festa de aniversário do amigo.
De minha parte, ainda torço para Geraldo Pereira rever seus conceitos e retornar à política, até porque nós, do povo, precisamos de representantes honestos e, verdadeiramente, tementes a Deus. Parabéns, grande Geraldão, pelos seus 66 anos de vida! Que Deus continue te abençoando ricamente, assim como à sua linda família. Conte sempre com esse seu amigo e fã!
João Nascimento