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Gestão Mabel promove equilíbrio fiscal, modernização e eficiência administrativa em 100 dias

Fotos: Alex Malheiros

Com medidas eficazes de controle de gastos, transparência e eficiência operacional, Goiânia avança para uma gestão mais responsável, sustentável e voltada para as necessidades do cidadão

Nos primeiros 100 dias de gestão, o prefeito Sandro Mabel implementou uma série de medidas para equilibrar as contas públicas, modernizar a gestão e promover melhorias na prestação de serviços à população. Já no início da administração, foi possível reduzir despesas, renegociar dívidas de gestões anteriores e direcionar recursos para áreas prioritárias como saúde, educação e mobilidade urbana.

“O resultado desse trabalho é uma cidade mais eficiente, com mais qualidade de vida para todos”, resume Mabel.  O prefeito explica que as medidas adotadas visam, ainda, a formação de uma reserva anual de R$ 1 bilhão para investimentos. Para isso, a gestão adotou um rígido controle dos gastos, limitando as despesas correntes a 85% do orçamento, deixando pelo menos 15% para pagamento de dívidas e obras. Com a reorganização financeira, a projeção é que Goiânia alcance uma melhor classificação de crédito, nota A ou B, o que facilita o acesso a financiamentos internos e externos.

“Nos primeiros meses, a economia gerada variou entre R$ 500 e R$ 600 milhões, permitindo regularização de pagamentos essenciais, como débitos na saúde e transporte público”, explica o prefeito. Para garantir maior controle dos recursos públicos, foi criado um Comitê de Controle de Gastos, assim todas as despesas passam por análise criteriosa antes da aprovação. Este ano, a previsão de arrecadação do IPTU é de R$ 1 bilhão, com 25% destinados à educação, 15% à saúde e 60% à infraestrutura.

Redução de gastos histórica
Somente a Comurg reduziu seus gastos de R$ 60 milhões para valores entre R$ 30 e R$ 35 milhões mensais. Com isso, a prefeitura estima economizar entre R$ 400 e R$ 500 milhões ao longo do ano. Com o plano de reestruturação aprovado em fevereiro, espera-se que a Comurg saia do déficit de R$ 10,5 milhões e feche o ano com superávit de R$ 11,2 milhões. Outra medida de impacto foi a devolução de galpões alugados pela prefeitura para armazenamento de materiais inservíveis, resultando em uma economia anual superior a R$ 12 milhões.

Uma auditoria externa revisou a folha de pagamento da Comurg, permitindo a retomada do pagamento de FGTS e outras obrigações trabalhistas que estavam em atraso há 27 meses. Além disso, a prefeitura firmou um acordo com o Tribunal Regional do Trabalho para resolver dívidas trabalhistas relacionadas a precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) vencidas até 31 de dezembro de 2024.

Em atenção à população mais vulnerável, o programa IPTU Social 2025 passou a beneficiar mais de 97 mil famílias, concedendo isenção total para imóveis de até R$ 173.847,30. Paralelamente, a folha de pagamento foi reduzida, incluindo a diminuição de cargos comissionados, corte de gratificações não obrigatórias e revisão de benefícios, o que gerou uma economia superior a R$ 13 milhões. Enquanto isso, as unidades Atende Fácil registraram mais de 254 mil atendimentos nos primeiros três meses do ano, com índice de satisfação próximo de 100%.

Reestruturação
A gestão também avançou na reestruturação das secretarias e órgãos municipais. A redução no número de diretores, superintendentes, coordenadores e supervisores permitiu uma gestão mais eficiente e enxuta. Como parte do compromisso com a transparência, a prefeitura ampliou a divulgação de atos administrativos, como decretos, portarias e folhas de pagamento. Outra iniciativa foi a requalificação das unidades do Paço Municipal, com projeto piloto implantado na Semad. A mudança resulta na diminuição de custos com aluguéis e aumento da integração entre as equipes.

A contratação do Serviço Social da Indústria (Sesi) para a prestação de serviços especializados na realização de perícias médicas dos servidores municipais é outra iniciativa que traz mais transparência e economia para a administração. A parceria tem como principal objetivo reduzir a demora na análise dos processos de afastamento dos servidores e garantir mais transparência ao sistema de concessão de licenças médicas. Com a parceria, a Junta Médica Municipal continuará operando, enquanto o Sesi inspecionará atestados superiores a três dias.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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