Esporte

Goianão 2024 terá mesma fórmula de disputa e começa no dia 17 de janeiro

O Conselho Técnico do Campeonato Goiano definiu na manhã desta terça-feira as diretrizes para a edição 2024 do torneio. No ano que vem, o Estadual terá 17 datas, começando em 17 de janeiro e com final prevista para 7 de abril.

A fórmula de disputa, que havia sido alterada em 2023, permanece a mesma, respeitando o que prega o Estatuto do Torcedor – a repetição do formato por pelo menos dois anos seguidos.

Serão 12 clubes se enfrentando uma vez em grupo e turno únicos. Os oito melhores avançam às quartas de final. Os dois piores serão rebaixados. A tabela ainda será confeccionada pela Federação Goiana de Futebol (FGF).

Goiatuba e Jataiense, que subiram da Divisão de Acesso, são as novidades dentre os participantes; eles assumem as vagas de Inhumas e Grêmio Anápolis, que caíram nesta temporada.

Os 12 clubes: Anápolis, Aparecidense, Atlético-GO, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Goiatuba, Iporá, Jataiense, Morrinhos e Vila.

Como cada clube faz 11 jogos na 1ª fase, os seis melhores colocados em 2023 (Atlético-GO, Goiás, Aparecidense, Anápolis, Crac e Vila) atuarão seis vezes como mandante e cinco como visitante. A lógica se inverte para os demais, que, desta forma, farão cinco partidas em casa e seis fora.

O Conselho Técnico definiu que poderá haver utilização do Árbitro de Vídeo (VAR) em qualquer jogo do torneio, mas, a princípio, isso está previsto apenas nas fases finais: quartas, semifinal e na grande decisão.

Será a 81ª edição do Goianão, que no ano passado teve como campeão o Dragão. O maior vencedor é o Goiás, com 28 títulos.

Fonte: ge

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo