Cidades

Governo de Goiás altera o calendário para pagamento do IPVA 2024

O Governo de Goiás alterou o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 e do licenciamento de veículos automotores adquiridos ou desembaraçados de 2024 em Goiás. Entre as mudanças, está o prazo de pagamento da parcela única com descoto de 7%, que foi estendido para o dia 9 de janeiro.

O IPVA em Goiás pode ser pago em até 10 parcelas ou à vista. O boleto deve ser emitido pela internet no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ou nas unidades do Vapt Vupt.

Para o pagamento à vista, em uma única parcela, está previsto o desconto de 7%. Já quem optar por parcelar, pode dividir em até nove vezes o pagamento referente a placas de final 1 e 2 e até 10 vezes para finais de 3 a 0.

Confira o novo Calendário do IPVA 2024:

Mudanças no calendário do IPVA 2024 em Goiás — Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Mudanças no calendário do IPVA 2024 em Goiás – Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Para quem quer garantir o desconto de 7% e tem placa final 1, o prazo foi estendido. Assim, o contribuinte poderá fazer o pagamento à vista nos dias 8 e 9 de janeiro. Já as demais placas continuam com as mesmas datas anteriores, seguindo as sequências para os finais.

Já o calendário para quem optar pelo parcelamento, que não tem o desconto, foi alterado para todas as placas. Antes o pagamento iniciava no dia 8 de janeiro e agora começa no dia 15, indo até o dia 26 do mesmo mês, conforme o final da placa. Segundo a secretaria de economia, a mudança faz.

Apesar das mudanças no pagamento da parcela única e da primeira parcela, o restante dos prazos, a partir da segunda parcela, permanecem os mesmos.

Calendário de pagamento do IPVA 2024 em Goiás – Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Cálculo do IPVA

Para calcular o valor do imposto, os contribuintes devem consultar a marca e modelo do seu veículo na tabela Fipe, disponibilizada no site da Economia, na aba IPVA e em “Calendário de vencimentos”. O Governo de Goiás ainda lembrou que a tabela Fipe, usada para checar o valor venal dos veículos usados, teve redução em média de 2,78%, beneficiando parte dos motoristas.

A Gerência do IPVA da secretaria explica que, para chegar ao valor venal do carro (do bem), basta multiplicar (esse valor) pela alíquota da categoria correspondente ao modelo do veículo.

Alíquotas:

  • 1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga;
  • 3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos);
  • 3,45%: para veículos utilitários;
  • 3,75%: para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Descontos

Além do desconto de 7% para quem pagar o IPVA em parcela única até 19 de janeiro, também tem desconto:

  • Desconto de 50%: Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito durante 2023 e estiverem com o pagamento em dia;
  • Isenção do IPVA: Veículos a partir de 15 anos de uso, pertencentes a pessoas com deficiência (PcD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, veículos novos no ano de sua aquisição e adquiridos em concessionária goiana;
  • Redução da base de cálculo: Para as locadoras de veículos;

Além disso, quem é cadastrado na Nota Fiscal Goiana também pode receber até 10% de desconto no IPVA. A Secretaria da Economia ressaltou que os descontos são cumulativos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo