Gracinha Caiado lidera comitiva do Governo de Goiás que vai levar jovens do Aprendiz do Futuro para intercâmbio cultural na Europa
Ação do Goiás Social premiou 12 vencedores do desafio Aprendizes da Matemática que vão conhecer Paris, na França, e Lausanne e Genebra, na Suíça
A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado lidera, a partir deste sábado (2/11), comitiva que vai levar doze adolescentes do programa Aprendiz do Futuro para um tour olímpico por Paris, na França, e Genebra e Lausanne, na Suíça. Os jovens, que venceram o desafio Aprendizes da Matemática, vão viajar com todas as despesas pagas.
O grupo terá a oportunidade de conhecer a sede do Comitê Olímpico Internacional e também serão recebidos na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na Missão Permanente do Brasil, em Genebra, onde a primeira-dama terá uma reunião com a embaixadora Cecília Ishitani, representante da Delegação Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra e apresentará os programas do Goiás Social e as ações do Governo de Goiás para combater a pobreza. Também integram a comitiva do Governo de Goiás o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; a diretora de Unidades Socioassistenciais da Organização das Voluntárias de Goiás, Roberta Wendorf; a subsecretária de Execução de Política Social, Silvana Cruz Fuini; o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa Gonçalves, e equipe.
A primeira-dama disse que a viagem significa um momento único de aprendizagem e construção de conhecimento para os adolescentes. “Um dos principais objetivos do Aprendiz do Futuro é abrir portas para esses jovens. E poder premiar os mais bem colocados no torneio com esse intercâmbio cultural, tenho certeza de que será uma experiência única e muito enriquecedora para cada um deles”, explicou. Ela também ressaltou a importância da reunião com a embaixadora no Brasil na ONU. “Ao levar a experiência positiva do Goiás Social para importantes lideranças do Brasil e do mundo, temos a oportunidade de abrir novas portas ao mostrar que o nosso Estado tem avançado no desenvolvimento social de forma sustentável, com foco na educação”, conclui.
Rota olímpica
O primeiro destino da viagem será Paris, sede dos Jogos Olímpicos 2024. Depois, o grupo segue para Lausanne, na Suíça. Conhecida como Capital Olímpica, a cidade é sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e abriga um museu esportivo. Outra parada será a cidade de Genebra, onde a comitiva vai conhecer a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em seguida vai visitar a sede da Missão do Brasil na ONU.
Lançado em 2021, o Aprendiz de Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil. Já atendeu mais de 12 mil estudantes, promovendo a inclusão social por meio da educação e trabalho. Os inscritos, de 14 e 15 anos, recebem salário de R$ 663,39, férias, 13º salário, e benefícios como vale-alimentação, seguro de vida e vale-transporte.
Esta não é a primeira experiência internacional do programa Aprendiz do Futuro. Em 2022, a comitiva do Governo de Goiás esteve em Barcelona, região da Catalunha, na Espanha; Lisboa, em Portugal; e em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, Gracinha Caiado se reuniu com o então presidente da Catalunha, Peres Aragonès, e discursou no parlamento Europeu em Bruxelas sobre o Goiás Social. “O governo Ronaldo Caiado está sempre atualizado e conectado com as melhores práticas em políticas públicas, trocando experiências e buscando sempre nos aperfeiçoar”, lembrou a primeira-dama.
Torneio
A competição Aprendizes da Matemática contou com mais de 1,2 mil inscritos e teve como principal objetivo incentivar o prazer em aprender matemática e reforçar as habilidades envolvendo a disciplina.
Os finalistas foram selecionados após duas edições de aulões, realizados em parceria com o Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac) e provas escritas. Os 30 aprendizes que alcançaram as melhores notas foram premiados com smartphones e fones de ouvido.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás