Chapada dos Veadeiros: Incêndio atinge quase 6 mil hectares de área de preservação
Corpo de Bombeiros explica que chamas foram iniciadas na área de preservação de Pouso Alto após queda de raios. Brigadistas também atuam no monitoramento de focos dentro do Parque Nacional.
O Corpo de Bombeiros segue combatendo, nesta quinta-feira (13), o incêndio que avança pela Area de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, próxima a Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano. De acordo com a corporação, o fogo já atingiu uma área queimada de quase 60 km².
Segundo a corporação, as chamas foram iniciadas na última segunda-feira (10) após a queda de raios. O tenente Lucas Maciel, do Corpo de Bombeiros explicou que, na área de preservação ambiental, o fogo se dividiu em três frentes.
“Estamos desde ontem combatendo a frente do meio, que é a cabeça do incêndio, e nós acabamos de finalizar o combate”, explicou Lucas.
O tenente ainda explicou que um rio foi utilizado como ancoragem para o combate as chamas.
“Com o aceiro e os demais equipamentos conseguimos finalizar essa cabeça do incendio. Já devemos ter combatido uns 14 km de linha, desde antes de ontem, no combate direto”, detalhou.
“Agora nosso trabalho é monitorar as outras duas frentes para ver o momento correto de conseguirmos fazer o combate”, complementou.
O mesmo incêndio, que ocorre em Cavalcante, também atingiu região do Catingueiro, no Parque Nacional. Dentro do parque, o fogo é contido pelos brigadistas.
Uma nota divulgada pelo chefe do Parque da Chapada dos Veadeiros, Luís Henrique Neves, explicou que nesta quinta-feira, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Brigada Nacional Wellington Peres atuaram no combate às chamas dentro do parque. No entanto, o ICMBio diz não saber o que causou o incêndio no local.
De acordo com a administração do parque, o Catingueiro está em vigilância para evitar reignições do fogo no local, uma vez que o incêndio no local tem se caracterizado por reignições na hora mais quente do dia, “demandando a continuidade dos esforços de vigilância para rápida atuação de combate sempre que necessário”. O chefe do parque ainda ressaltou que o local permanece aberto e que não há previsão de fechamento.
O comando unificado entre o ICMBio, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e o Corpo de Bombeiros ainda relatou sobre um incêndio criminoso que iniciou nas margens da rodovia GO-239 e atingiu parcelas de restauração de matas impactadas por incêndios de outros anos.
“O incêndio foi rapidamente detectado por uma equipe de brigadistas do Parque Nacional que passava próximo ao local”, explicou a nota.
A administração do parque explica que as brigadas permanecem realizando o monitoramento do local.
Fonte: g1 goias