Iracema Dantas: braço forte da AGI
Paranaense de Marilândia do Sul, a jornalista Iracema Dantas chegou em Goiânia em 1970, para felicidade do povo goiano e, principalmente, o da Capital do Estado, chamado de goianiense. Depois de conquistar grande parte desse povo com a sua simpatia e inteligência, Iracema assinou ficha de filiação à Associação Goiana de Imprensa (AGI), em 20 de setembro de 1992, como articulista que era e sempre foi, sempre com assuntos pertinentes em defesa da vida, notadamente com foco ao meio ambiente em que vivemos.
Muito logo foi nomeada Diretora de Eventos da AGI, entidade que congrega praticamente a maioria dos jornalistas e empresários da comunicação no Estado de Goiás. Sempre com ideias brilhantes em defesa e valorização do meio ambiente, em 1997, sugeriu aos Correios o lançamento de selo alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento contou ainda com a outorga do título de Destaque Ecológico a Perseu Mathias, pela sua pioneira iniciativa de criar, dentro de Goiânia, a única Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos ligados à ecologia.
Realizada no Bosque Botafogo, com apresentações das bandas do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Peter Pan, a solenidade superou a todas as expectativas, com aplausos de mais de 5.000 estudantes e moradores da região do tradicional bairro da Capital, a Vila Nova famosa. O renomado sertanista e escritor Leolídio Caiado fez, emocionado, um breve discurso, elogiando e incentivando a participação de todos, e, mais enfaticamente, das crianças. Um abraço simbólico ao Bosque Botafogo finalizou alegre e festivamente a comemoração, que marcou época em Goiânia.
Em evento tendo a AGI como patrona e com apoio da Justiça Federal e dos Correios, em 1998, Iracema reuniu autoridades, estudantes e a comunidade em um preito de reconhecimento à saga de uma das mais brilhantes gerações de universitários goianos, do curso de Direito, que iniciou um movimento ecológico pela preservação do patrimônio florestal da terra anhanguerina, com ênfase no mogno, nos idos de 1956/60. Além de propiciar o contato com o esplendoroso exemplar de mogno, plantado nos jardins da Justiça Federal, a solenidade serviu ainda para o encontro de alguns ex-alunos que plantaram aquela muda.
Entrelaçando Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e AGI, promoveu-se homenagem em memória de Altamiro de Moura Pacheco, renomado médico, farmacêutico, escritor, pecuarista e político goiano, que doou importantes áreas para a causa do meio ambiente, inclusive a que foi transformada no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco – PEAMP.
Como filatelista e cartofilista, Iracema Dantas sempre se empenhou em dinamizar a parceria Correios/AGI, promovendo e organizando exposições com o tema Meio Ambiente, com destaque para o Cerrado, em eventos de congraçamento entre comunidade e órgãos de comunicação. Em 2010, a jornalista, Diretora de Eventos da AGI, a propósito do Dia da Imprensa, foi condecorada com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda oferecida pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Poder Legislativo estadual.
Iracema Dantas já se aposentou. No entanto, quando alguém pergunta se ela tem algum projeto, a resposta está na ponta da língua: “Não tenho projetos. Limito-me a viver intensamente o dia de hoje”. Na verdade, Iracema é um exemplo de vida, por isso o presidente da AGI, advogado e jornalista, Valterli Guedes, com toda sua Diretoria, expressa orgulho em tê-la como associada, com agradecimento pelo incondicional apoio em levar a entidade a transcender fronteiras!
Que Deus continue abençoando Iracema Dantas!