João Fonseca é campeão do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita
Crédito: Peter Staples/ATP Tour
O brasileiro João Fonseca é o nome da próxima geração do tênis mundial. Aos 18 anos, o brasileiro conquistou neste domingo o título do Next Gen ATP Finals ao vencer de virada o americano Learnen Tien, de 19 anos e 122º do mundo. A vitória de Fonseca foi por 3 sets a 1, parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.
O tenista nascido em 2006 no Rio de Janeiro, atual 145º do mundo e campeão do US Open juvenil ano passado, justamente contra Tien, termina o torneio em Jedá, na Arábia Saudita, invicto, com cinco vitórias em cinco partidas e R$ 3,2 milhões como premiação. A competição não vale pontos no ranking mundial. É a primeira vez que um sul-americano vence o Next Gen ATP Finals.
A competição que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial é disputada desde 2017. E, agora, João Fonseca entra no top-3 dos jogadores mais jovens a vencer o torneio. O brasileiro entra na lista, aos 18 anos, com o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, que foram campeões do Next Gen ATP Finals, respectivamente, em 2019 e 2021.
Hoje número 1 do mundo e dono de dois títulos de Grand Slam, o italiano tinha 18 anos e dois meses completos quando foi campeão do Next Gen. Já o espanhol tinha 18 anos e seis meses quando ganhou o torneio há três anos. Alcaraz é o atual terceiro do ranking mundial e tem três títulos de Grand Slam. João Fonseca está com 18 anos e quatro meses completos durante a competição disputada em Jedá, na Arábia Saudita.
João Fonseca avança à final do Next Gen ATP Finals contra americano freguês – Foto: Getty Images