Lira diz que CPI para investigar ações do MST deve ser instalada nesta semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, nesta segunda-feira (24), que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deve ser instalada na Casa ainda nesta semana. afirmou que vai trabalhar para que a instalação da CPI sobre os atos criminosos de 8 de janeiro não atrapalhe o andamento das demais pautas da Casa.
“Ela deve ser instalada essa semana na Câmara”, declarou Lira durante entrevista coletiva.
“Algumas CPIs podem ser instaladas na Câmara também, nós temos uma fila de quatro. Mas elas funcionarão no terreno e ambiente próprio delas. O plenário tem que voltar a funcionar, e vai funcionar com tranquilidade a partir dessa semana”, continuou.
Outros pedidos de CPI à espera de serem lidos no plenário da Câmara por Lira e tocados pelos líderes partidários são referentes a inconsistências contábeis das Lojas Americanas e a manipulações de resultados de partidas de futebol devido a apostas esportivas, por exemplo.
Lira afirmou que deve fazer a leitura dos três requerimentos de criação dessas CPIs na Câmara ainda nesta semana.
“Vamos trabalhar muito para que a CPI ou as CPIs que possam ser instaladas — que a Câmara tem CPIs próprias, pedidos — que elas não atrapalhem o curso das votações”, declarou Lira.
CPMI de 8 de janeiro
Lira ainda afirmou que vai trabalhar para que a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos criminosos de 8 de janeiro também não atrapalhe o andamento das demais pautas na Câmara.
“Nós esperamos que, se houver a instalação, que ela cumpra o papel dela, de se investigar realmente o que houve, para que a gente possa trabalhar com ela funcionando. A CPI é um instrumento, geralmente, de minorias. Se ela acontecer, que aconteça, mas nós vamos prezar pela continuidade da pauta.”
Ele disse ainda não ter conversado sobre quem será o presidente da CPMI, se do Senado ou da Câmara. “Quem for eleito pela maioria de votos pelas Casas será o presidente e este indicará o relator da Casa oposta. A partir daí, a depender de se for líder, se for instalada, é que as coisas deverão seguir o curso normal, não vou me adiantar aos fatos.”