MOCCA 2025: A população de Aparecida e Goiânia, é beneficiada com atendimentos gratuitos

MOCCA 2024 promoveu atendimento médico gratuito e casamento comunitário em Aparecida de Goiânia – Foto: Divulgação/MOCCA
A presença da população no Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA), edição 2025, em busca dos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde (atendimento médico com 11 especialidades, incluindo cardiologia, oftalmologia, reumatologia, pediatria, ginecologia e odontologia, estética, assessoria jurídica e educação, além vacinas, testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atividades educativas e culturais, palestras sobre empreendedorismo, assessoria contábil e fiscal, segurança de dados e iniciativas de prevenção de acidentes domésticos. A iniciativa tem como objetivo promover atividades de extensão nas áreas de ensino e pesquisa.
A arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes também é um dos pontos centrais do evento e acontece durante toda a programação, que se estendeu até sábado (12).
O Pró-Reitor de Desenvolvimento da Unifan, professor Divino Gustavo, comenta que o MOCCA, que chega a sua vigésima edição, já faz parte da história da cidade e marca a vida das pessoas que já passaram por ele.
“Se chegamos até aqui, é porque esse movimento se consolidou em Aparecida de Goiânia. Ao longo dessas duas décadas, muitas histórias foram construídas. Um exemplo é o Casamento Comunitário, que já uniu casais que hoje têm filhos e até netos. Isso mostra o impacto social do evento”, concluiu.
Alunos de escolas públicas e particulares de Aparecida de Goiânia e Goiânia visitaram o MOOCA, onde acompanharam de perto a prestação de serviço gratuito à comunidade e conheceram toda a estrutura do Centro Universitário Alfredo Nasser.

Pró-Reitor de Desenvolvimento da Unifan, professor Divino Gustavo – Foto: Divulgação/MOCCA
O Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA). É um evento de três dias que oferece atendimentos gratuitos à comunidade, com o apoio de alunos e sob supervisão dos professores. No ano passado, o projeto registrou quase 8.2 mil atendimentos, em um período de retomada, após ficar três anos sem realizar o evento devido à pandemia da Covid-19.
Mesmo assim, o evento conseguiu realizar o casamento comunitário de forma gratuita de 35 casais e arrecadou 41.9 kg de alimentos não perecíveis na Gincana de Arrecadação de Alimentos que foram doados a instituição de caridade. No dia 20 de maio de 2023 foi realizada a Caminhada Ecológica com plantio de centenas de mudas de árvores na nascente do Córrego Pipa. Neste ano a Caminhada Ecológica se deu no Jardim Botânico, com a presença e participação do público, alunos da Unifan e do Professor Alcides.

Casamento Comunitário – Foto: Divulgação/MOCCA
A UNIFAN, responsável pela realização do MOCCA, oferece 17 cursos superiores, possui 30 cursos de pós-graduação cadastrados no MEC e mantém com a Universidade Lusófona, de Portugal, convênio de Mestrado em Educação. Seis mil alunos estão matriculados no novo Centro Universitário, que tem contratados 282 professores – 65% deles são mestres e doutores.

A UNIFAN realizou evento com serviços de saúde, jurídico e social para a população, em Aparecida de Goiânia – Foto: Divulgação/MOCCA
O professor Alcides, divulgou nas suas redes sociais sua mensagem sobre a caminhada ecológica.
“O MOCCA nos trouxe uma manhã especial de caminhada ecológica, em contato com a natureza, e uma tarde maravilhosa repleta de atendimentos, ações sociais e muito carinho da comunidade. Este sábado inesquecível simboliza não só o fim de um evento, mas o início de mais uma jornada de compromisso, cuidado e transformação. Que venham os próximos capítulos dessa missão tão bonita!” disse o professor Alcides.

Participantes da Caminhada Ecológica plantaram dezenas de mudas de árvores, nativas e frutíferas no parque do Jardim Botânico, em 2024 – Foto: Divulgação/MOCCA