“Nuvem de poeira” assusta moradores de Santa Fé de Goiás
Uma nuvem de poeira encobriu a cidade de Santa Fé de Goiás, no oeste goiano, na tarde de segunda-feira (2). Vídeos feitos por moradores mostram a ventania e uma enorme cortina de terra vermelha. Segundo especialistas, o fenômeno é considerado atípico, mas não chega a ser anormal.
Moradores diseram que a nuvem de poeira surgiu por volta de 16h20 e durou cerca de 20 minutos. Depois disso, a chuva caiu por mais de 1 hora. Apesar de não ser considerado anormal, o fenômeno assustou a população.
“Foi feio, muito assustador mesmo! Inclusive, não só eu, mas toda população implorou a Deus”, afirmou Aurio Antônio, corretor de imóveis rurais que mora na cidade.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, as tempestades de poeira acontecem quando há uma combinação de calor, umidade e pó solto. Esse pó, geralmente, vem das plantações recentes das lavouras.
“Essa combinação de fatores favorece uma tempestade local, mas às vezes a chuva não vem de imediato. Quando isso acontece há uma movimentação dos ventos e essas rajadas de vento acabam levantando pó das plantações, que estão soltos na superfície. Se observar é uma terra vermelha, de cultivo”, explica André Amorim.
Nuvem de poeira assusta moradores de cidade em Santa Fé de Goiás