PF abre inquérito para apurar responsabilidade pela queda da ponte entre TO e MA
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Tocantins
A Polícia Federal informou, nesta terça-feira (24), que começou a investigar responsabilidades sobre queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins.
Estrutura desabou no domingo (20). O Corpo de Bombeiros do Maranhão retomou na manhã desta terça-feira (24) as buscas pelas vítimas da queda da ponte. As equipes localizaram um terceiro corpo sem vida. Há ainda 14 desaparecidos.
Segundo a PF, as diligências preliminares serão conduzidas pelas Superintendências Regionais no Maranhão e no Tocantins.
O desabamento da estrutura, que ocorreu no fim de semana, deixou quatro mortes, e 13 pessoas continuam desaparecidas. Ao menos oito veículos despencaram no rio Tocantins, que passa sob a ponte, incluindo caminhões que transportavam ácido sulfúrico e pesticida.
Para reforçar as perícias, a PF informou que uma equipe composta por cinco peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC/DITEC), sendo dois engenheiros civis, dois especialistas em local de crime e um especialista em meio ambiente, está sendo deslocada ainda nesta terça para a Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz (MA).
O órgão destacou, ainda, a importância de apurar as causas do acidente e os danos ambientais decorrentes, assegurando a responsabilidade dos envolvidos e contribuindo para a segurança e proteção da população e do meio ambiente.
A ponte que desabou tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), pela BR-226. Ela foi construída na década de 1960 e integra o corredor rodoviário Belém-Brasília. É considerada uma rota muito importante para transporte de cargas.
Problemas detectados em 2020
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão do governo federal, já apontava diversos problemas, como fissuras, rachaduras e inclinações nos pilares em 2020. O documento também fazia recomendações para a “recuperação, reforço e reabilitação” da ponte.
Ontem, foi localizado o corpo de uma moradora do Tocantins. A mulher, de 25 anos, residia na cidade de Aguiarnópolis. Um homem de 36 anos foi localizado com vida pelos bombeiros e levado por moradores para um hospital da região.