PL apresenta pedido de impeachment contra Lula, assinado por 33 deputados
Grupo de congressistas de oposição diz haver crime de responsabilidade nas ofensas do presidente a Sergio Moro, críticas ao Banco Central e manter pessoas investigadas no governo. A ideia é que que seja um “superpedido” que inclua episódios controversos do atual presidente até agora.
Na véspera do desembarque do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil, a bancada do seu partido na Câmara, o PL, informou que apresentará um pedido de impeachment contra Lula.
A ideia é que que seja um “superpedido” que inclua episódios controversos do atual presidente até agora, como as declarações contra o ex-juiz Sergio Moro, de que a operação policial contra criminosos que tramaram um ataque contra ele era uma “armação”.
Na tarde desta quarta-feira (29), o líder do partido na Câmara, deputado Altineu Côrtes, deverá fazer uma apresentação do pedido.
Os deputados acusam o presidente dos seguintes crimes de responsabilidade:
- ameaça à autoridade do Legislativo; Lula disse querer “foder” o então juiz da Lava Jato Sergio Moro enquanto esteve preso;
- ataque às instituições de combate à corrupção; Lula disse que a operação que tentou matar autoridades, incluindo Moro, seria uma “armação” do senador;
- ingovernabilidade; os deputados alegam que o comportamento do presidente causa “instabilidade” ao país.