Polícia

Polícia contém rebelião em presídio de Franco da Rocha, em São Paulo

Presídio em Franco da Rocha (SP) incendiado por detentos rebelados – Foto: Reprodução/ TV Globo

A polícia controlou, na tarde deste sábado (20), uma rebelião no Centro de Detenção Provisória de Franco da Rocha, em São Paulo. O estopim teria sido uma proibição no esquema de visitação aos detentos. O conflito com os agentes começou após os revoltosos causaram um pincínpio de incêndio dentro do local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, não há reféns. O Corpo de Bombeiros e o Batalhão e Choque também foram acionados.

O motim começou por volta de 13h. Imagens do GloboCop registraram detentos colocando fogo em lençóis e colchões no pátio da penitenciária. Não há informações sobre feridos, nem sobre o que causou o tumulto.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a situação ocorreu em dois pavilhões e foi controlada por volta de 14h.

“A direção da unidade faz neste momento o levantamento dos danos, que ocorreram em dois dos pavilhões habitacionais no final da manhã de hoje, 20/07”, comunicou.

Segundo informações do site da SAP, a penitenciária de Franco da Rocha tem capacidade para 914 detentos, mas possui 1.926 presos em regime fechado, ou seja, mais que o dobro da capacidade. O local também tem capacidade para 108 detentos em regime semi aberto, mas recebe 265 presos.

A polícia começou a dispersar os detentos por volta de 13h40. Um grupo ficou em cima do telhado da penitenciária atuando para reprimir o motim.

Os presos foram encurralados em um dos pátios da penitenciária. Eles foram enfileirados e colocados nus, sentados de costas.

Em nota, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado São Paulo (SIFUSPESP) afirmou que a rebelião em Franco da Rocha “é uma tragédia anunciada há anos” e que desde 2022 alerta o governo de São Paulo sobre o sucateamento de unidades prisionais e o déficit de policiais penais.

Detentos rendidos na Penitenciária I, em Franco da Rocha, Grande SP – Foto: Reprodução/TV Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo