Política

Posse de Lula terá mais delegações estrangeiras do que a Rio 2016

A cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º/1), contará com o maior número de autoridades estrangeiras no país desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, segundo informou a equipe do petista. Estão com presença confirmada no evento 65 delegações de chefes e vice-chefes de Estado, de governo e de poder, além de representantes especiais enviados por algumas nações.

Com a presença de embaixadores e presidentes, aproximadamente 120 países estarão representados na posse de Lula, em Brasília. Segundo o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial do evento, encontros bilaterais são solicitados pelas delegações para os dias seguintes à cerimônia.

“A posse do presidente eleito supera o número de autoridades estrangeiras que estiveram presentes nas Olimpíadas no Rio de Janeiro”, reforça Igreja. “A presença de 30 chefes de Estado e chefes de governo demonstra a importância que esses países estão dando para a posse do presidente Lula e a volta do Brasil ao cenário internacional como um parceiro relevante. Países de todos os continentes estarão presentes”, acrescenta.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio contou com a participação de 38 autoridades internacionais, mas apenas três autoridades do G20, grupo com as maiores economias do mundo. Na época, o evento teve a presença do então presidente da Argentina, Mauricio Macri; do presidente da França, François Hollande; e do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Na cerimônia de posse de Lula, estarão presentes os presidentes da Alemanha, Argentina, Colômbia, de Portugal, do Peru, de Togo, do Paraguai e o rei da Espanha. Além dos vice-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá, entre outros.

Cerimônia de posse de Lula

A cerimônia de posse presidencial será realizada neste domingo (1/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e além de autoridades governamentais terá a participação de artistas brasileiros que irão se apresentar no Festival do Futuro.

Com uma grande estrutura montada no centro de Brasília, os shows acontecerão em dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às cantoras, que faleceram neste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo