Prefeito Rogério entrega revitalização do Cmei Village Atalaia e destaca que instituição será modelo para toda a rede de ensino municipal: “Aqui nós temos projetos como a mamoteca. É um espaço importante que levaremos para os outros Cmeis, para que as mães possam vir à instituição e amamentarem suas crianças”
Melhorias e adequações foram feitas por meio de recursos da verba anual do Programa Escola Viva. Cmei possui mamoteca para que mães possam ir à escola amamentar seus filhos, além de salas de recursos multifuncionais para promover inclusão
O prefeito Rogério Cruz entregou a revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Village Atalaia, na manhã desta terça-feira (29/8). Por meio de recursos da verba anual do Programa Escola Viva, foram realizadas melhorias e adequações em espaços como banheiros, cozinha, área de serviço e mamoteca. O objetivo da gestão é que o Cmei seja referência para toda a rede de ensino municipal.
“Estamos ampliando nossos Cmeis e recuperando outros que estavam com obras paradas de gestões anteriores. Queremos que o Cmei Village Atalaia, que entregamos hoje, seja um modelo para os demais”, afirma o prefeito Rogério. “Aqui nós temos projetos como a mamoteca. É um espaço importante que levaremos para os outros Cmeis, para que as mães possam vir à instituição e amamentarem suas crianças”, destacou.
A instituição realizou a pintura de toda unidade educacional, além da pintura de vagas de estacionamento destinadas às famílias que possuem crianças com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de linhas-guia como recurso visual de orientação dentro do espaço escolar. Também foi implantado depósito e instalado circuito interno de câmeras.
“Na gestão do prefeito Rogério, foram investidos R$ 64 milhões para manutenção de escolas e Cmeis. Todas passaram por algum tipo de reforma ou ampliação”, destaca o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas.
O Programa Permanente de Manutenção dos Prédios Escolares – Escola Viva foi instituído pela Portaria SME nº 172, de 04 de julho de 2017. O objetivo é a transferência de recursos financeiros exclusivos, dentro do Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie) para manutenção das escolas e Cmeis.
Rosinete da Silva é comerciante e mãe de uma criança de 2 anos que estuda no Cmei Village Atalaia. Ela relata sua satisfação com o espaço físico e também com o corpo pedagógico da instituição. “O Cmei está lindo e muito organizado. Me sinto segura ao deixar meu filho em um espaço agradável como esse, e com professores qualificados e atenciosos”, disse.
Inclusão
O prefeito Rogério ressalta que uma das prioridades de sua gestão é desenvolver ações em atenção às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência. No Cmei Village Atalaia, são atendidas 207 crianças, sendo que 18 delas recebem atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais. “Inclusão de verdade é aquela que proporciona espaços que acolham todas as crianças em meio a suas diversidades. O objetivo é que aquelas que possuem necessidades especiais estejam incluídas em todos os espaços e possam interagir com as outras crianças”, afirmou o prefeito.
Goiânia tem dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmais), e o total de 55 salas destinadas a crianças com necessidades especiais. Segundo o prefeito Rogério, a meta é ampliar o número de salas para 100, até o fim da gestão.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia