Aparecida de GoiâniaCidades

Prefeitura de Aparecida promove mutirão da saúde com mais de 550 atendimentos neste sábado, 30

As consultas, exames e procedimentos ocorreram por agendamento prévio, no Centro de Especialidades e no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental

Em menos de um mês, a Prefeitura de Aparecida realizou dois mutirões da saúde com o objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos na rede pública municipal. Neste sábado, 30, mais de 550 moradores foram beneficiados com a ação, que promoveu atendimentos agendados no Centro de Especialidades e no Núcleo de Cuidados em Saúde Mental.

O mutirão disponibilizou consultas médicas em cardiologia, neurologia, endocrinologia, reumatologia, ortopedia, urologia, ginecologia e psiquiatria, além de exames de ultrassonografia e pequenas cirurgias.

Satisfeito com os resultados, o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acompanhou a força-tarefa: “Os mutirões são uma determinação do prefeito Vilmar Mariano, pois beneficiam todo o sistema. Em um só dia agrupamos a mesma quantidade de profissionais e de pacientes que passam pelas unidades durante a semana, reduzindo o tempo médio de espera”.

A diretora de urgências, emergências e especialidades de Aparecida, Renata Marcelino, também reforçou a importância da ação: “Quando um paciente passa pelo primeiro atendimento com clínico geral e o profissional identifica a necessidade de encaminhamento para um especialista, esse atendimento passa a ser muito aguardado pelo paciente. A partir dessa consulta ele recebe uma avaliação mais aprofundada, tem acesso a exames e inicia o tratamento. Logo, agilizar as consultas é fundamental”.

Satisfação de profissionais e pacientes

A médica neurologista Roussiane Alves Gaioso concordou com os gestores e parabenizou a realização do mutirão: “Nossa demanda é muito alta e ações como essa aceleram a fila de espera. É um momento que vale a pena participar, pois nosso foco é na qualidade da assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde”.

Nesse sentido, Neire Cristina Braz, moradora do Independência Mansões, uma das atendidas pela neurologista, aprovou a iniciativa. Com dores crônicas, sequelas da Chikungunya, ela aguardava ansiosa pela avaliação da profissional. “O atendimento no mutirão está sendo rápido e eu fiquei bem satisfeita com o que vi. Poderei dar prosseguimento ao tratamento”, avaliou.

Realização

A gestante Ingrid Lorrayne Alves Faria, moradora do Bairro Independência, está no oitavo mês de gestação, reta final da gravidez, e foi uma das beneficiadas pelo Mutirão. Ela realizou uma ultrassom e conseguiu matar um pouco da ansiedade de ver o filho. “Faço pré-natal na rede e estava louca por esse momento. Quem está grávida deve me entender. É muito emocionante ver o nosso bebê”, afirmou.

Outra vez, a agilidade foi motivo de parabenização pelos moradores. Dircilene Maria Sampaio estava acompanhando a filha Ana Claro Sampaio de Souza, de 17 anos, que realizava uma pequena cirurgia. Ela aguardava o procedimento desde dezembro, com bastante nervosismo. “Mas quando chegamos aqui, ela até se acalmou. O atendimento é muito bom e os funcionários são atenciosos. Eu morava em Goiânia e me mudei há pouco tempo para Aparecida. Estou encantada. As consultas e exames são rápidos”, elogiou a mãe.

Fonte: Secom Aparecida

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo