Presidente da Ucrânia faz visita surpresa a Londres
Após quase um ano de discursos por vídeo, o presidente ucraniano, Zelenski, está apostando na diplomacia presencial. Depois de ir para os EUA no final de 2022, agora, o líder foi dar um pulinho na terra do chá.
- A agenda na Inglaterra incluiu um encontro com o premiê Rishi Sunak e uma visita ao rei Charles III no Palácio de Buckingham.
Afirmando que o Reino Unido foi um dos primeiros países a ajudar a Ucrânia, Zelenski agradeceu ao povo britânico e tentou garantir mais armamento par o seu exército nesse momento da guerra.
Em reação: A embaixada da Rússia na Inglaterra disse que enviar essa ajuda à Ucrânia teria ” consequências militares e políticas para a Europa e todo o mundo” — Putin, definitivamente, não gostou da surpresinha de Zelenski.
Falando em Putin…
O gabinete de Sunak aproveitou a ocasião para anunciar mais sanções à Rússia. E, além de enviar armamento, o premiê disse que pretende financiar um programa de capacitação de combatentes ucranianos para pilotar aviões de caça.
O presidente russo, que define o conflito como uma “reação à segurançarusaa”, afirma que o fornecimento ocidental de armas apenas prolongará a guerra.
Depois dessa dobradinha pelo Reino Unido, Zelenski foi à Paris se encontrar com o presidente francês Emmanuel Macron e Olaf Scholz, o chanceler alemão. Trabalhando o networking…
Fonte: The News