Política

Sandro Mabel é eleito prefeito de Goiânia, com 55,53% do votos

Sandro Mabel eleito prefeito de Goiânia – Foto: Wesley Costa/O Popular

Sandro Mabel (UB) foi eleito prefeito de Goiânia, neste domingo (27), ele recebeu 353.518 votos, o equivalente a 55,53%. Após o resultado, ele disse que começará a transição entre a futura gestão dele e a atual, de Rogério Cruz (Solidariedade), já na segunda-feira (28).

“A transição começa amanhã. Nós já vamos procurar criar uma equipe de transição, falar com o prefeito atual, que eu tenho certeza que ele está à disposição para fazer essa transição”, disse Mabel.

Sobre os problemas financeiros da Prefeitura de Goiânia com fornecedores, Mabel afirmou que pretende negociar e pagar todas as dívidas em janeiro ou fevereiro de 2025, principalmente as despesas com Saúde. Ele lembrou que a área, como também a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), passa por uma crise.

Mabel acrescentou ainda que nos primeiros meses de sua gestão na prefeitura será o retorno da prestação dos serviços básicos para a população. “Nós colocaremos Goiânia para funcionar rápido, inclusive a limpeza urbana, a gente dá uma faxinada nessa cidade logo”, frisou.

Sandor da Mabel Antônio Scodro nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 31 de dezembro de 1958. Ele assumirá a prefeitura da capital aos 66 anos.

Mabel é casado com Cláudia Marques Scodro, com quem tem três filhos. Ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sandro Mabel declarou ter ensino superior completo em administração de empresas.

Com um patrimônio declarado ao TRE de R$ 313,4 milhões, Mabel é empresário do setor alimentício. A indústria de bolachas que levava seu nome foi vendida à Pepsico, em 2011, por cerca de R$ 700 milhões.

Atualmente, Mabel possui 50% da Gama Sucos e Alimentos (GSA). Fundada em 1984, a empresa tem sede em Aparecida de Goiânia e produz alimentos como sucos em pó, salgadinhos e macarrão.

Ele foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) em 2019. Reeleito em 2022, afastou-se da instituição em junho de 2024 para se candidatar à prefeitura. Durante seu mandato, integrou a diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Mabel iniciou sua carreira política em 1990, quando foi eleito deputado estadual pelo então PMDB. Em 1992, ele concorreu à prefeitura de Goiânia, mas não se elegeu.

O novo prefeito da capital cumpriu quatro mandatos como deputado federal: de 1995 a 1999, pelo PMDB; de 2003 a 2007, pelo PFL; de 2007 a 2011, pelo PL; e de 2011 a 2015, pelo PR.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo