Temporal causa estragos em 49 municípios e bloqueia rodovias, no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil divulgou na manhã desta quarta-feira (17) que pelo menos 49 cidades do Rio Grande do Sul registraram estragos causados pelo temporal que atingiu o estado na noite de terça (16). Há trechos de rodovias bloqueados.
Um homem morreu em decorrência do temporal no município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. Ao longo da noite dessa terça, o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 500 chamados para atender ocorrências por causa da chuva forte.
Os danos são consequência da chuva e vento fortes, queda de granizo e descargas elétricas. Cerca de 1,1 milhão de consumidores chegaram a ficar sem luz. Esse número baixou ao longo do dia para pouco mais de 590 mil.
Alguns municípios gaúchos registraram mais de 100 milímetros (mm) de chuva em 24 horas, sendo que a média para janeiro é de 172 milímetros. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os municípios de Entre-Ijuís e Ijuí registraram 101 mm nas últimas 24 horas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 126,7 km/h, em Teutônia, e a 103 km/h, em Canela. A capital gaúcha, Porto Alegre, registrou ventos de 89 km/h.
Veja, abaixo, as cidades que relataram danos à Defesa Civil
- Aceguá
- Agudo
- Alvorada
- Cachoeira do Sul
- Cachoeirinha
- Candiota
- Canela
- Canoas
- Cerro Branco
- Cerro Grande do Sul
- Colinas
- Cruzeiro do Sul
- Eugênio de Castro
- Eldorado do Sul
- Encruzilhada do Sul
- Estrela
- General Câmara
- Gramado
- Gravataí
- Guaíba
- Hulha Negra
- Lajeado
- Mata
- Montenegro
- Não-Me-Toque
- Panambi
- Paraíso do Sul
- Parobé
- Passa Sete
- Pejuçara
- Porto Alegre
- Porto Lucena
- Porto Vera Cruz
- Restinga Seca
- Santa Bárbara do Sul
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santana da Boa Vista
- Santo Ângelo
- Santo Antônio do Palma
- São Gabriel
- São Miguel das Missões
- São Paulo das Missões
- São Vicente do Sul
- Teutônia
- Vale do Sol
- Venâncio Aires
- Viamão
- Vitória das Missões
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou que o estado está em alerta e há risco de alta nos níveis dos rios.
“Ainda estamos em situação de alerta para uma região importante do estado. Rios devem subir ao longo do dia e amanhã, tendo resposta de elevação. Então, é importante todo mundo estar acompanhando e evitando se expor a riscos”, alertou.
Segundo a Defesa Civil, a chuva forte afetou 13.344 pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Há também o registro de 12 feridos.