Terror no Rio de Janeiro: Morte de miliciano, tem 35 ônibus e 1 trem queimados
A morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão, que foi baleado e morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil, na comunidade de Três Pontes. Provocou um dia de terror na Zona Oeste do Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (23). Ele era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e o terceiro da família morto pela Polícia Civil.
No mesmo tiroteio, um menino de 10 anos foi atingido de raspão, segundo familiares. Ele foi levado para a UPA de Paciência, e liberado após atendimento.
Matheus da Silva Rezende, miliciano conhecido como “Faustão”, morto em ação da Polícia Civil no Rio Imagem: Reprodução de redes sociais
Avenida Brasil chegou a ser fechada por bandidos, ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no dia com mais coletivos incendiados na historia da cidade. Entre os coletivos queimados, 20 são da operação municipal, 5 do BRT e outros de turismo/fretamento, segundo a Rio Ônibus.
Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho. Mais de 1 milhão de pessoas vive nessa área.
Ônibus são incendiados após morte de miliciano no Rio de Janeiro – Foto: GloboNews/Reprodução
O governador Cláudio Castro parabenizou a Polícia Civil pela operação contra o crime organizado.
“Não vamos parar. Nossas ações para asfixiar o crime organizado têm trazido resultados diários”, afirmou Castro. “Além do parentesco com o criminoso, ele atuava como ‘homem de guerra’ do grupo paramilitar, sendo o principal responsável pelas guerras por territórios que aterrorizam moradores no Rio. O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado!”
BRT Transoeste parado
Segundo a MobiRio, empresa pública que opera o sistema BRT, no corredor Transoeste estavam circulando, por volta das 16h, apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto – Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada – Parador).
O Centro de Operações Rio (COR-Rio) informou que o primeiro ônibus que pegou fogo estava na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.
BRT é incendiado após sobrinho de Zinho ser morto – Foto: Reprodução
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (23) que 12 pessoas foram presas por “ações terroristas” apos atearem fogo em pelo menos 35 ônibus. Um trem da SuperVia também foi incendiado.
“Prendemos 12 criminosos ateando fogo em ônibus. E esses criminosos já estão presos por ações terroristas. E como ações terroristas, estarão sendo encaminhados imediatamente para presídios federais, porque lá é local de terrorista”, afirmou Castro.