Times Square será declarada zona livre de armas a partir desta quinta-feira (1º)
Medida tem o objetivo de prevenir ataques a tiros; pessoas flagradas portando armas de fogo em locais proibidos estarão sujeitas a mais de um ano de reclusão
A partir desta quinta-feira (1º) a famosa Times Square, em Nova York, será declarada uma “zona livre de armas”. Isso quer dizer que pessoas que sejam flagradas pela polícia portando armas de fogo na região podem ser acusadas criminalmente, estando sujeitas a reclusão de mais de um ano como pena.
A medida, assinada pela governadora Kathy Hochul em julho, é uma resposta à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que determinou o porte de armas legal em todos os estados do país — derrubando uma lei centenária de Nova York que impunha restrição às armas fora de casa.
Com a nova regra entrando em vigor, algumas áreas no estado passam a ser classificadas como “sensíveis”, sendo proibido portar armas de fogo nestes locais. Além da Times Square, integram a lista escolas, templos religiosos, prédios de propriedade do governo, instalações de saúde e transporte público.
Segundo levantamento da reportagem, neste ano os EUA contabilizam 450 tiroteios em massa (sendo considerados “tiroteios em massa” aqueles em que pelo menos quatro pessoas são baleadas, excluindo o atirador).
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (31), Hochul afirmou que as mudanças incluem o fortalecimento das “verificações de antecedentes e os requisitos de treinamento de segurança de armas, proibirá o porte oculto em locais seguros e sensíveis e exigirá renovações de licenças a cada três anos, em vez de cinco anos”.
Placas de sinalização indicando os locais que serão considerados zonas livres de armas estarão presentes na Times Square. De acordo com o chefe de operações legais do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês), Robert Barrows, os avisos serão colocados em todos os pontos de entrada e saída da área.
Mundialmente conhecida por seus prédios, luzes e taxis amarelos, a Times Square é um também um ponto turístico que recebe cerca de 360 mil pessoas diariamente.
Também nesta quarta-feira, a governadora de Nova York anunciou que uma lei para aumentar a idade mínima para comprar uma arma semiautomática para 21 anos entrará em vigor em 4 de setembro. Ela ainda disse que o estado será o primeiro a exigir treinamento para licenças de armas de fogo.
Fonte: CNN Brasil