Esporte

Tocha olímpica de Paris é acesa na Grécia e abre revezamento da tocha

 Imagem: StockSnap/Pixabay

A tocha olímpica foi acesa nesta terça-feira (16), em uma cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia. O fogo símbolo das Olimpíadas alimentou a tocha olímpica, que iniciou um revezamento contando com mais de 10 mil condutores até iluminar a pira dos Jogos de Paris, na cerimônia de abertura do dia 26 de julho.

A novidade da cerimônia desta terça foi a mudança no figurino das atrizes que interpretaram as sacerdotisas do Templo de Hera. No lugar do tradicional branco, os vestidos ganharam tons cinzas inspirados nas colunas gregas.

Simbolismo cultural e histórico está por trás do uso da tocha olímpica. [1]Crédito da Imagem: Shutterstock.com

“A Tocha Olímpica, um dos principais símbolos dos jogos olímpicos, é desenvolvida a cada edição do evento com base nas características do país onde os jogos devem acontecer. Além disso, a tocha é carregada de significados que remetem à Grécia Antiga, onde as Olimpíadas tiveram sua origem.

O fogo, que é ateado na pira olímpica no palco de abertura dos jogos, é aceso 100 dias antes do começo da competição, em Olímpia, na Grécia, a partir da luz solar. Antes de embarcar para a cidade-sede, a tocha acesa passa por algumas cidades gregas e outras localidades no país que receberá os jogos.

O revezamento da tocha, que antecede a abertura dos Jogos Olímpicos, é a representação de uma lenda grega. Nessa lenda, Prometheus (um titã defensor da humanidade) teria roubado o fogo, que representa a divindade e a sabedoria dos deuses, de Zeus e entregado aos seres humanos. Além de todo o simbolismo cultural e histórico que permeia o acendimento da pira olímpica, existem algumas curiosidades sobre a tocha que podem ser explicadas pela ciência.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo