Yago Dora bate Griffin Colapinto e garante Italo no WSL Finals
Vitória do curitibano radicado em Floripa garante campeão olímpico na etapa decisiva, em setembro, em Trestles. Filipe Toledo é beneficiado por derrota de Jack Robinson e garante 1º lugar
O dia parecia que seria ruim para Italo Ferreira. Eliminado na repescagem em Teahupoo , o brasileiro precisou secar o americano Griffin Colapinto e o japonês Kanoa Igarashi para confirmar a classificação ao Finals. Só que os deuses do surfe trataram de colocar um brasileiro no caminho do atleta dos Estados Unidos. Graças à vitória de Yago Dora sobre Griffin nas oitavas de final (14.94 a 14.63), Italo não pode mais deixar o top-5 ao fim da etapa do Taiti.
Colapinto, por sua vez, acabou perdendo a vaga no WSL Finals para Kanoa, que avançou às quartas, tomando-lhe o quinto lugar no ranking. Com a classificação de Italo Ferreira, o Brasil terá dois representantes na etapa decisiva em setembro em Trestles. O outro é Filipe Toledo, que disputará o evento na liderança do ranking já que o vice-líder Jack Robinson não passou das oitavas em Teahupoo.
Yago vence bateria equilibrada
Yago Dora e Griffin Colapinto travaram uma disputa intensa no mar de Teahupoo. O americano teve a melhor nota da bateria, um 9.00. Contudo, o brasileiro surfou ondas mais consistentes, garantindo a vitória com um 8.27 e um 6.67. No fim, Colapinto ainda pegou uma boa onda, e os dois surfistas ficaram no mar aguardando o julgamento. Contudo, o 5.63 foi insuficiente para a virada, e a vitória ficou com o brasileiro.
McGillivary bate Samuel com onda 10.00
Estreante no Circuito Mundial, Samuel Pupo despediu-se da temporada com uma derrota por 17.00 a 16.43 para Matthew McGillivary na bateria 2 das oitavas de final. Com ondas de 8.93 e 7.50, Samuca não resistiu ao sul-africano, que conseguiu o primeiro 10.00 de Teahupoo com um tubo “insano” para a esquerda.
Jack Robinson fica pelo meio do caminho
Precisando chegar à final de Teahupoo para tomar o primeiro lugar de Filipe Toledo, Jack Robinson parou nas oitavas. O algoz do australiano foi o compatriota Nathan Hedge, justamente o surfista que havia derrotado Filipinho na repescagem. Hedge, que tem 43 anos, venceu Robinson por 18.30 a 17.60 e avançou às quartas.
Kanoa se garante no Finals
Sexto colocado no ranking antes da etapa do Taiti, Kanoa Igarashi está classificado para o WSL Finals. Graças à vitória sobre Jadson André (15.70 a 13.40), o japonês ultrapassou Griffin Colapinto no ranking, entrando no top-5. Kanoa agora luta para tomar o quarto lugar de Italo Ferreira. Ele enfrenta Miguel Pupo nas quartas de final.
Além de Miguel e Yago Dora, o Brasil também será representado por Caio Ibelli nas quartas. Nas oitavas, o paulista eliminou o sul-africano Jordy Smith por 15.97 a 13.20.
Oitavas de final masculina
- Ethan Ewing (AUS) 15.17 x Kauli Vaast (FRA) 17.07
- Samuel Pupo (BRA) 16.43 x Matthew McGillivary (AFS) 17.00
- Griffin Colapinto (EUA) 14.63 x Yago Dora (BRA) 14.94
- Connor O’Leary (AUS) 16.83 x Kelly Slater (EUA) 17.00
- Jack Robinson (AUS) 17.60 x Nathan Hedge (AUS) 18.30
- Caio Ibelli (BRA) 15.97 x Jordy Smith (AFS) 13.20
- Kanoa Igarashi (JAP) 15.70 x Jadson André (BRA) 13.40
- Miguel Pupo (BRA) 11.00 x Jake Marshall (EUA) 2.40
Quartas de final masculina
- Kauli Vaast (FRA) x Matthew McGillivary (AFS)
- Yago Dora (BRA) x Kelly Slater (EUA)
- Nathan Hedge (AUS) x Caio Ibelli (BRA)
- Kanoa Igarashi (JAP) x Miguel Pupo (BRA)
Fonte: ge