Avião explode instantes depois de pousar em pista no Mali
Ainda não se sabe ao certo o número de vítimas, mas há temores de que até 140 passageiros pudessem estar a bordo.
Circula na internet um vídeo em que um avião da empresa Ruby Star Airways, com sede em Minsk, em Belarus, explodiu instantes após ter pousado em uma pista no Mali. O número de mortos é incerto, mas teme-se que houvesse até 140 pessoas a bordo. As informações são do tabloide The Daily Mail.
Há suspeitas de que o avião, nomeado Ilyushin Il-76, estivesse ligado ao grupo Wagner. Uma fonte do aeroporto, funcionário do local, afirmou à revista Jeune Afrique que o avião pertencia ao Exército do Mali, mas que transportava soldados do Wagner e estava sobrecarregado. A mesma pessoa afirmou que “as causas do acidente ainda não são conhecidas”.
Vale lembrar que o grupo paramilitar atua no Mali, e a explosão do avião ocorre poucas semanas depois que o líder mercenário Yevgeny Prigozhin, que comandava o grupo, morreu em uma queda de avião nos arredores de Moscou. Apesar da suspeita, fontes próximas ao grupo desmentiram a notícia de que os mercenários teriam uma ligação com a aeronave.
“O voo não transportou nenhuma pessoa do grupo Wagner”, diz uma mensagem no canal do Telegram Grey Zone, afiliado ao grupo. “Não havia combatentes nem pilotos a bordo.”
O Ilyushin-76 é um avião de transporte estratégico multiúso, de asas fixas e quatro motores turbofan, frequentemente usado para entregar maquinário pesado em áreas remotas. A aeronave já foi avistada em várias regiões africanas, muitas vezes coincidindo com a presença de forças paramilitares, como o Wagner.