Política

Datafolha: Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos de vantagem no 2º turno

Foto: Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávia Bolsonaro (PL) na disputa à presidência da República caso o 2º turno fosse hoje. O petista aparece com 51% das intenções de voto, contra 36% do filho do ex-presidente.

A pesquisa mostra o reflexo do aumento da popularidade do atual presidente, especialmente em comparação a Flávio, que anunciou há pouco sua candidatura para dar continuidade ao legado de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Governadores de direita também perderiam de Lula, mas por margens menores.

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, ficariam apenas 5 e 6 pontos atrás de Lula em um segundo turno, respectivamente, segundo o Datafolha.

No cenário com mais concorrentes no primeiro turno, Lula lidera com 41%. Flávio Bolsonaro tem 18%, seguido por Ratinho Jr. (12%), Ronaldo Caiado (7%) e Romeu Zema (6%).

No cenário pesquisado com Michelle Bolsonaro de primeiro turno, há uma melhora no desempenho da família. Lula mantém 41%, enquanto Michelle registra 24%. Ratinho Jr. aparece com 10%, Ronaldo Caiado com 6% e Romeu Zema com 5%.

    Flávio se lançou pré-candidato à presidência na sexta-feira, 5, ao anunciar que seu pai o escolheu para liderar o campo bolsonarista na disputa pelo Palácio do Planalto. Jair Bolsonaro teria informado o filho sobre a decisão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após ser derrotado por Lula nas eleições de 2022.

    O levantamento foi realizado entre 2 e 4 de setembro, ouvindo 2.002 pessoas, portanto antes de Flávio comunicar que foi indicado por seu pai para disputar a presidência, possui uma margem de erro de dois pontos percentuais.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo