CulturaSERVIÇOS

Estreia 2ª temporada da série Diaspóricas com patrocínio da Equatorial Goiás

Projeto audiovisual aborda presença de mulheres negras na música brasileira 

A segunda temporada da série Diaspóricas será lançada nesta quarta-feira (17), às 20h, no Canal Diaspóricas no YouTube, onde será exibido o primeiro episódio, intitulado Sobre o Amor. A iniciativa é um projeto audiovisual de curtas documentários realizado majoritariamente por mulheres negras goianas. A série está entre os 45 projetos contemplados pelo programa E+ Cultura, do Grupo Equatorial Energia, que já soma mais de R$ 12 milhões em patrocínios somente em 2023 no Estado, via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes. 

Lançada em 2022, a primeira temporada está disponível aberta e gratuitamente no Canal Diaspóricas no YouTube – https://www.youtube.com/@diasporicas1595 -, reafirmando a importância de artistas negras na música nacional. Diaspóricas trouxe como protagonistas, na primeira temporada, a compositora, cantora e violonista Érika Ribeiro; a cantora Nina Soldera; a contrabaixista Sonia Ray e a percussionista Lene Black. As artistas mergulharam em seus processos pessoais de superação do racismo e do sexismo a partir do caminhar com a Música Preta Brasileira. 

Na segunda temporada, quatro musicistas negras que se encontram em Goiás protagonizam histórias de afirmação e resistência sobre a Música Preta Brasileira que é feita no Cerrado goiano. Para a jornalista e pesquisadora Ana Clara Gomes, que idealizou e dirige a série, pode-se conferir, em Diaspóricas, mulheres negras que utilizam a música para promover transformações sociais nos seus cotidianos e na vida de pessoas dos seus entornos. 

A cineasta acredita que o vínculo com a arte funciona como tática de fortalecimento de subjetividades e como forma de resistir a processos estruturais de exclusão, tão comuns na vida de mulheres negras. “Diaspóricas reflete mulheres negras em atravessamentos afromusicais que se reconhecem, mesmo não se conhecendo pessoalmente”, pontua. 

Com cinco episódios em cada temporada, Diaspóricas traz uma proposta poético-documental, com performances musicais. O projeto surgiu como websérie, estreando no YouTube em maio de 2022. Entretanto, a produção saiu da internet e acabou estreando na televisão. A convite da TV UFG, sinal aberto de Goiânia da Rede TV Brasil, e a convite do canal de TV por assinatura Music Box Brazil, a primeira temporada deixou a exclusividade da internet e passou a ser exibida nas telinhas em rede local e em rede nacional. 

Em 2023, a versão longa-metragem de Diaspóricas foi selecionada com menção honrosa para o Student Impact Film Festival (SWIFF), festival que acontece anualmente em Nova York. A produção foi premiada como quarto melhor longa-metragem no festival. O longa também aterrissou no sertão pernambucano para o Festival de Cinema de Triunfo. Em Goiânia, o filme foi exibido na Sessão Claque de Cinema, realizado pelo Sesc/Goiás no Projeto Claque Retomada Cultural e na sessão cineclubista Cine Sereno, em comemoração ao Julho das Pretas, realizado por coletivos de movimentos negros na Livraria Palavrear.  

Mais cultura 

A Equatorial Goiás promove e valoriza a cultura goiana por meio do Projeto E+ Cultura. No total foram incentivados 45 projetos em 2023, que somaram mais de R$ 12 milhões em patrocínio via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes – do Governo de Goiás. “O Grupo Equatorial Energia trabalha fortemente no apoio a projetos culturais nos estados onde atua e em Goiás não poderia ser diferente. Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme. 

Nesse um ano de atuação no Estado, o Grupo Equatorial Energia patrocinou a turnê É Bom Demais da Conta; a 23ª edição do Auto da Paixão de Cristo, em Goiânia; o Circuito Gastrô, que trouxe show de Alceu Valença e Falamansa; Todas as Coras; Circuito Cultural o Som e o Riso, em Minaçu; Festival Italiano de Nova Veneza; Educanto II; Festival Gastronômico e Cultural Junino do Milho; Arraiá Pé de Serra de Jandaia; Romaria de Trindade;  Festival Praia Show; 9ª Edição Festival Ilumina; Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário de Monte Alegre de Goiás; Festival Deu Praia; Projeto Palco; Quarto Crescente; Mercado SAPI; O Resgate do Circo; Viola Cabocla – a história da viola cantada e contada; Viola EnCantos de Goiás; Josephinas – Comidas de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa; Brincando com Poteiro; Circuito Musical Sabah Moraes; Maria Grampinho; 9ª temporada do Programa Hip Hop em Cena; 6ª Edição da Mostra GiroDança; 27ª edição do Rally de Boias; o Goiânia Noise Festival; Vaca Amarela; turnê Em Todos os Sentidos; Circuito Musical IF Goiano; Circo na Estrada de Ferro; Semana Estadual do Hip Hop em Goiás; o Música no Câmpus 2023; o Teatro de Bonecos No Espaço Escolar; o #Entocados e agora a 2ª temporada da Série Diaspóricas. 

Ainda estão em andamento os projetos do Restauro do Órgão da Igreja Do Rosário em Goiás; Turnê Laços; Corporação Musical 13 De Maio; filme Mátria Amada Kalunga; filme Terra Encantada; Indelicada Cia. Teatral – Montagem e Apresentação; desenvolvimento do roteiro do documentário Chapada e Turismo; e a 5ª Reau – Rodada de Estudos Audiovisuais – Entre a Memória e a Imaginação. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo