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Força-tarefa da Tarifa Social de Energia Elétrica chega ao Terminal Recanto do Bosque

Cadastro do benefício acontece entre 2 e 13 de dezembro na capital. Descontos podem chegar até 65% na conta de luz para 400 mil famílias goianas

Cerca de 400 mil famílias em Goiás têm direito de receber até 65% de desconto na fatura de energia elétrica, através do programa Tarifa Social. Para garantir que os clientes tenham acesso ao benefício, a Equatorial Goiás, em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), está com uma força tarefa no terminal Recanto do Bosque nesta semana.

O cadastramento, que se iniciou nesta segunda-feira (2), pode ser feito no Terminal Recanto do Bosque, na Avenida Francisco Alves de Moraes, em Goiânia, até o dia 13 de dezembro, das 13h às 19h, dentro do terminal. A parceria já passou pelos terminais Isidória, Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo, Parque Oeste, Cruzeiro, Goiânia Viva, Garavelo, Maranata e Veiga Jardim. Durante a ação, também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que mantêm suas contas de energia em dia.

Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus. “Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira

O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 4 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os quase de 400 mil beneficiados sejam atendidos.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês. “A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”, destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão. O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-lo.

Confira o cronograma nos terminais:

Recanto do Bosque

02/12 a 13/12

13h às 19h

Hailé Pinheiro

16/12 a 27/12

13h às 19h

Trindade

30/12 a 10/01

13h às 19h

Vera Cruz

13/01 a 24/01

13h às 19h

Padre Pelágio

27/01 a 07/02

13h às 19h

Outros pontos

Além dos terminais, é possível realizar o cadastro nas agências de atendimento presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os Cras. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.

A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.

Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

Quem pode se inscrever

A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Onde se cadastrar:

– Agências de Atendimento Presencial

– Postos Credenciados de Atendimento Presencial

– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.

A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.

Descontos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas.

 Veja os descontos por consumo:

– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;

– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;

– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;

– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores

– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;

– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;

– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.

– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.

Fique atento!

Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.

O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Equatorial

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