Esporte

Guarani derruba invencibilidade do Cruzeiro no Mineirão e se livra do rebaixamento

Bugre aproveita expulsão dupla expulsão mineira no primeiro tempo e respira aliviado; Raposa, com acesso e título garantidos, perde terceira seguida.

Em jogo marcado por confusões e expulsões, o Guarani bateu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, pela 36ª rodada da Série B. O gol do duelo foi marcado pelo meia Isaque, no segundo tempo. O Bugre aproveitou a vantagem numérica, após dupla expulsão do time mineiro ainda no primeiro tempo, e se garantiu na Segunda Divisão de 2023.

Xô, Série C!

Com o resultado, o Guarani chegou aos 47 pontos e eliminou qualquer risco de ser rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro. Isso porque a equipe abriu 11 em relação ao CSA, que é o primeiro do Z-4 e que tem apenas nove ainda em disputa. O Cruzeiro, que não vence há quatro jogos – com três derrotas seguidas – estacionou nos 72 pontos. A equipe já tem acesso e título garantidos.

Fim da hegemonia como visitante

A vitória do Guarani colocou fim à invencibilidade do Cruzeiro como mandante nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Até o momento, o time somava 14 vitórias e três empates nessa condição, em compromissos no Mineirão, no Independência e no Mané Garrincha. Com o revés na noite desta quarta-feira, a equipe perdeu a chance também de ser o melhor mandante da história do torneio por pontos corridos.

Primeiro tempo

O Cruzeiro começou a partida tentando pressionar o Guarani, que se fechava bem e explorava as jogadas em contra-ataque, principalmente com roubadas no meio-campo. E foi dessa forma que se tornou muito mais perigoso que os donos da casa. Os principais sustos ao gol de Rafael Cabral foram com o volante Richard Rios. O Bugre passou a ficar mais com a bola após as expulsões de Daniel Jr. e Machado (veja os detalhes no tópico abaixo). O Cruzeiro ainda conseguiu assustar em duas arrancadas com Jajá, mas nada de gol.

Destempero azul

O time do Cruzeiro, marcado pela concentração ao longo desta temporada, demonstrou destempero emocional no duelo do Mineirão. As duas expulsões do primeiro tempo ocorreram com influência de reclamações. Aos 33 minutos, Daniel Jr. levou vermelho direto após xingar o árbitro. Em função da expulsão do companheiro, Machado reclamou e também levou amarelo. Três minutos depois, cometeu falta e levou o segundo cartão. Na saída, ainda quebrou a cobertura do banco com integrantes da CBF ao desferir um soco no mesmo (veja no vídeo abaixo).

Machado soca e quebra um dos bancos ao lado do campo do Mineirão
Machado soca e quebra um dos bancos ao lado do campo do Mineirão

Segundo tempo

Precisando mais do resultado do que o Cruzeiro, e com dois jogadores a mais, o Guarani seguiu ocupando o campo ofensivo. Logo aos dez minutos, Isaque aproveitou boa enfiada de bola e tocou com categoria na saída de Rafael Cabral: 1 a 0. A Raposa, então, tentou pressionar um pouco mais, esbarrando na desvantagem numérica. Jajá assustou em chute de fora, assim como Person, pelo Guarani. Bruno Rodrigues entrou no segundo tempo e fez o goleiro Kozlinski trabalhar. O Bugre não soube aproveitar os espaços no ataque, mas soube segurar a vitória.

Mais confusão!

As expulsões no primeiro tempo não foram as únicas entre os jogadores. Depois do gol do Guarani, Edu, do Cruzeiro, também levou vermelho direto. O atacante se revoltou após Giovanni Augusto e Richard Rios comemorem chutando a bandeirinha de escanteio, que leva o símbolo do time da casa. Houve atrito entre diversos jogadores, mas apenas Richard levou amarelo, além da expulsão de Edu (assista no vídeo abaixo).

Comemoração em gol do Guarani dá início a confusão no Mineirão
Comemoração em gol do Guarani dá início a confusão no Mineirão

Agenda

Cumprindo tabela, os dois times entram em campo na 37ª rodada contra adversários ainda com aspirações na Série B. No dia 27, às 19h (de Brasília), o Cruzeiro visita o Novorizontino, que luta contra o rebaixamento. No dia seguinte, o Guarani vai a Salvador enfrentar o Bahia, que ainda tenta confirmar o acesso.

Fonte: ge

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo