Hotel desaba na Argentina; autoridades procuram sobreviventes
Imagem de drone mostra esforços de resgate após desabamento de prédio de 10 andares em Villa Gesell, na Argentina, em 29 de outubro de 2024 – Foto: Reuters/Pablo Funes
Um hotel de 10 andares desabou na madrugada desta terça-feira (29), na cidade costeira de Villa Gesell, na província argentina de Buenos Aires. As autoridades temem que hajam pessoas presas nos escombros.
Entre sete e nove pessoas, incluindo trabalhadores de um área de obras que supostamente não tinha licença municipal para operar no hotel Dubrovnik, estariam dentro do edifício no momento do incidente, noticiou a agência Reuters.
“Neste momento, embora não seja possível falar com exatidão sobre o desmoronamento, pode confirmar-se que a estrutura da parte desmoronada [a parte traseira] teria sido modificada de forma ilegal e irregular”, disse a prefeitura, citada pela Sky News.
Os serviços de socorro estão removendo os escombros para resgatar quem possa estar preso lá.
“O município de Villa Gesell pede que os residentes e os meios de comunicação sejam cautelosos com qualquer informação que possa circular. […] Estes são momentos-chave em que estamos trabalhando para evitar a perda de vidas humanas”, apelou a prefeitura.
Hotel ficava a dois quarteirões da praia e tinha quartos para até cinco pessoas. Segundo o site do Dubrovnik, a instalação começou a ser construída em 1986 por um casal de croatas que encontraram na Villa Gesell “um lugar que fazia com que eles lembrassem do próprio país”.
Local foi vendido a uma empresa hoteleira. Segundo o site Infobae, os filhos dos criadores do hotel entregaram a administração do local a uma Sociedade Anônima “recentemente”. Esta sociedade seria a responsável por solicitar obras de renovação no local.
As autoridades salientaram ainda que o município tinha interrompido os trabalhos de construção no local em agosto deste ano. O incidente teria ocorrido pela 1h da manhã.