Inmet mantém alerta para temporais no Brasil com passagem de novo ciclone

Estados do Sudeste devem sofrer com as fortes chuvas nos próximos diasReprodução/Inmet – 27.01.2026
Região Sudeste e partes do Sul e Centro-Oeste terão chuvas intensas e possibilidade de queda de granizo
O Internet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestade nesta sexta-feira (30), válido para Estados do Sul e do Suldeste do Brasil.
O alerta entrou em vigor à 0h01 desta sexta-feira e tem duração de 24 horas, abrangendo Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o Inmet, essas regiões podem registrar chuvaentre 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, de até 100 km/h, e queda de granizo. O órgão alerta para risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.
Entre as áreas afetadas estão as regiões metropolitanas dos quatro Estados, incluindo as capitais.Além do aviso de tempestade, o Inmet também emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em Santa Catarina, em trechos do Paraná e no litoral sul de São Paulo.
Em ambas as situações, a recomendação do órgão é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Veja as regiões afetadas pelo ciclone
O ciclone extratropical vai se formar no Oceano Atlântico na noite desta sexta-feira (30), próximo ao litoral do Sudeste. Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo serão os Estados mais afetados do ciclone.
A partir de sábado (31), a chuva deve se concentrar entre parte de do sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar os 100 mm em 24 horas. Também há possibilidade de temporais entre o norte de Santa Catarina e do leste do Paraná até o sul de São Paulo.
De acordo com informações do Climatempo, uma segunda área de baixa pressão ganha força no Paraguai e se expande em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, ajudando a aumentar o risco de temporais nestes Estados.
Como fica o tempo em fevereiro
O Inmet prevê chuva acima da média em partes das regiões Sudeste e Norte, mas Sul e Centro-Oeste devem ter chuva abaixo da média histórica para fevereiro.
No Sudeste, a previsão é de chuva acima da média no Rio de Janeiro, centro-norte do Espírito Santo, centro-norte de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Segundo o órgão do governo, no Triângulo Mineiro e norte de MG, a chuva deve ficar abaixo da média.
Na região Norte, parte do Amazona, centro-sul de Roraima, leste do Tocantins e grande parte do Pará devem receber até 50 mm de chuva.
Em relação ao Nordeste, o sul do Maranhão, extremo sul da Bahia, norte do Piauí, oeste da Paraíba e centro-norte de Pernambuco podem ter chuva acima da média para o mês.
No Centro-Oeste, o nordeste do Mato Grosso tem previsão de chuva até 150 mm abaixo da média histórica de fevereiro. No Sul, a previsão indica chuva abaixo da média no Paraná, oeste e sul de Santa Catarina, além do oeste do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Fonte: R7




