Câmara de Aparecida de GoiâniaPolítica

Parlamento do Futuro inicia atividades com imersão de jovens na rotina legislativa de Aparecida

Fotos: Marcelo Silva

Programa reúne 25 participantes em uma semana de simulação parlamentar com sessões, reuniões de comissão, audiências públicas e elaboração de proposições legislativas

Terá início nesta segunda-feira, 22, a programação da 2ª edição do Programa Parlamento do Futuro, iniciativa da Câmara de Aparecida de Goiânia voltada à formação política, cidadã e legislativa de jovens do município. Durante toda a semana os participantes irão vivenciar, de forma prática, as atividades desenvolvidas pelos vereadores no exercício do mandato parlamentar.

As atividades começarão com a recepção dos participantes e um tour pelas dependências da Câmara Municipal, acompanhado por vereadores da Casa. Durante a visita, os jovens conhecerão os diferentes setores administrativos e o funcionamento interno do Legislativo. O percurso será encerrado no plenário, onde receberão orientações introdutórias sobre o Regimento Interno e as normas que orientam os trabalhos parlamentares.

No período da tarde, a programação prevê palestras temáticas voltadas à compreensão do papel do Poder Legislativo, seguidas, à noite, pela Sessão Solene de Posse dos vereadores simulandos, ato que marca oficialmente o início das atividades parlamentares do programa.

Instituído pela Resolução nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, o Parlamento do Futuro tem como objetivo incentivar a participação cívica, promover o debate democrático e proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do processo legislativo municipal.

Fotos: Marcelo Siva

Ao longo da semana, os jovens atuarão como vereadores simulandos e participarão de atividades que reproduzem as etapas da tramitação legislativa. A programação inclui eleição da Mesa Diretora, realização de sessões ordinárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e apresentação de demandas aos representantes do Poder Executivo Municipal.

Na terça-feira, os participantes elegerão a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da legislatura simulada. Na mesma data, ocorrerá a primeira sessão ordinária, destinada à leitura e ao debate dos projetos de lei apresentados pelos vereadores simulandos. Ainda durante a tarde, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça.

A quarta-feira será dedicada à apreciação de requerimentos, com debates e votação das proposições apresentadas. Após a sessão, os participantes se reunirão com secretários municipais para apresentar as demandas aprovadas durante os trabalhos legislativos.

Já na quinta-feira, a programação prevê a realização de uma audiência pública, cuja pauta será definida pelos próprios participantes, seguida pela sessão destinada à discussão e votação dos projetos de lei elaborados ao longo da semana.

Um dos requisitos do programa é que cada vereador simulando apresente um projeto de lei de sua autoria durante as atividades legislativas, permitindo que os participantes acompanhem todas as etapas de elaboração, discussão e deliberação de uma proposição.

Nesta edição, o programa reúne 25 jovens selecionados entre candidatos com idade entre 16 e 24 anos, regularmente matriculados no ensino médio ou superior ou residentes em Aparecida de Goiânia, conforme critérios estabelecidos no Edital nº 001/2026.

A programação será encerrada na próxima sexta-feira, 26, com uma Sessão Solene de encerramento, quando serão realizadas homenagens e o reconhecimento dos destaques da segunda edição do Parlamento do Futuro.

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo