ColunistasJoão Nascimento

Ubirajara Ferreira Costa: Exemplo de trabalhador 

Homem de Deus e gente da melhor qualidade que, sobretudo, coloca as coisas do Alto acima de tudo. Estou falando de Ubirajara Ferreira Costa, nascido em 16 de dezembro de 1953 na cidade de Campo Sales (CE). Filho de José Cinobilino Ferreira e Terezinha Costa e Silva, Bira, como é chamado na intimidade, veio para Goiânia, aos cinco anos de idade, com seus familiares, em busca da vitória nessa vida, mas sempre priorizando a vida porvir, como homem temente a Deus que é. 

Bira teve dois irmãos: Iracema Costa Ferreira, que faleceu com três meses de vida; e José Hailo Ferreira Costa, o caçula. Este fez opção pelo sacerdócio, tornando-se um dos padres mais abençoados na difícil missão de resgatar almas para o Céu. Inclusive, já tivemos a honra e o privilégio de homenageá-lo, através de artigo publicado no Diário da Manhã (Opinião Pública), o qual atualizaremos para esse espaço democrático do Jornal Universo On-line, muito bem editado pelo meu amigo Isaac Epitácio. 

Estudou em colégios públicos, aos exemplos do João XXII e Assis Chateaubriand. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Goiás), à época Universidade Católica de Goiás (UCG), cursou Letras – Português e Inglês. Seguiu firme nos estudos, tanto que, em agosto de 2015, tornou-se bacharel em Direito pela mesma PUC-Goiás. O seu primeiro emprego com Carteira de Trabalho assinada foi na fábrica de camas Vitória, no tradicional bairro de Campinas. 

Casou-se em fevereiro de 1980 com Naila Maria Esteves Costa (de saudosa memória), sua colega de trabalho, com quem teve duas filhas – Daniella e Lorena Esteves Costa – seus grandes tesouros. E, para continuar a sua linda história de vida, Deus o presenteou com seu primeiro neto: César, filho de Lorena e Gilberto, no dia 21 de outubro de 2015. Logo veio a netinha Maria Luiza, filha da Daniella. Como homem de fé, construiu todo um legado, ao lado de sua esposa Naila, de fundamentos cristãos para suas duas filhas. 

O trabalho é seu grande hobby. Dedicou os recentes 35 anos de sua vida ao Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg), que considera sua família também. No Seceg, exerceu importantes cargos e funções, sendo que, hoje, é o responsável pelos cursos de qualificação profissional que o Sindicato oferece não apenas aos seus associados, mas a toda pessoa interessada em se qualificar para o mercado de trabalho. Informações com Bira pelo telefone: 3089-7643.  

Torcedor do Atlético Clube Goianiense, sua diversão é ir ao Estádio Serra Dourada sempre que pode, uma vez que a sua prioridade nos domingos é a Santa Missa. Caseiro, ama estar em casa com a família. E, na qualidade de homem de fé que é, costuma dizer que no domingo tem que ter missa, frango e macarrão. O seu lema é ser íntegro, honesto e trabalhador, enfim uma verdadeira reserva moral. Sua Mãe e Esposa, que estão na Casa do Pai Celeste, com certeza, estão orgulhosas de você, grande “Babá”, como Naila o chamava. 

Na elaboração desse artigo, contamos com colaboração das filhas e do irmão caçula, o padre Hailo, responsável também pela maior parte deste texto. Portanto, é com satisfação que me uno aos seus familiares – padre Hailo, filhas Daniela e Lorena, genros José e Gilberto, seus netos César e Maria Luiza, para prestar essa singela homenagem a Ubirajara Ferreira Costa, um exemplo de trabalhador. Parabéns Bira pelo trabalho que realiza na vida secular, mas, sobretudo na obediência ao Ide do Senhor Jesus na pregação do Evangelho da Salvação! Que Deus te abençoe! Seja feliz, hoje e sempre! 

João Nascimento, jornalista 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo