Equipes de operação e manutenção terão reforço para garantir continuidade do fornecimento de energia
A Equatorial Goiás elaborou seu Plano Operacional para atuação durante as festas de fim de ano. A Operação Fim de Ano 2023 entra em vigor no dia 23 de dezembro e vai até 1º de janeiro, contando com atuação de cerca de 350 profissionais entre engenheiros, líderes, analistas, técnicos e controladores, além de aproximadamente 900 equipes em campo todos os dias, que contarão com apoio de drone para agilizar a localização de defeitos na rede elétrica.
Profissionais permanecerão 24 horas no Centro de Operações Integradas (COI), controlando o sistema elétrico do Estado e em contato com as equipes em campo, para atender os clientes com a maior agilidade possível, caso haja intercorrências envolvendo a rede elétrica. Também estarão de prontidão caminhões de poda, equipes de manutenção pesada, equipadas com guincho, postes e transformadores), e equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada.
A partir de sábado (23), a companhia vai reforçar as equipes de manutenção que trabalham em todo o Estado, além de monitorar as cidades turísticas que recebem um fluxo maior de pessoas durante os dias de festa como Caldas Novas, Pirenópolis, região da Chapada dos Veadeiros e Cidade de Goiás.
De acordo com o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em melhorar a qualidade de energia fornecida no Estado. “Nossa força de trabalho estará focada na continuidade do fornecimento de energia para os goianos durante as festividades. Em caso de falhas, nosso objetivo é garantir um atendimento rápido para nossos clientes.”
Vinicyus lembra que a empresa conta com um sistema automatizado, que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. “O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do Centro de Operações Integradas em Goiânia”, comenta.
Os trabalhos para a execução do Plano Operacional começaram em meados de novembro com a intensificação de ações preventivas como inspeções de rede; manutenção em subestações; substituição de equipamentos, instalação de espaçadores e podas de árvores em contato com a rede elétrica, entre outros.
Desde sua chegada a Goiás, há cerca de 11 meses, a Equatorial Goiás executa um plano de reconstrução da rede de distribuição de energia do Estado para o fortalecimento do sistema elétrico, com foco na qualidade e continuidade do serviço. De janeiro a setembro deste ano a companhia investiu R$ 1,8 bilhão na concessão. Foram modernizadas e ampliadas 69 subestações distribuídas pelo Estado, construídas quatro novas linhas de distribuição de alta tensão, além da recapacitação de outras quatro, e entregues três grandes obras: a Subestação Aparecida, incluindo mais uma Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT); a linha Goianésia-Barro Alto e a Subestação Riviera-Parque Atheneu, em Goiânia. Essas três obras beneficiam mais de 120 mil clientes em Goiânia, Aparecida, Goianésia e Jaraguá. Já no início do segundo semestre, a companhia entregou a reconstrução da Subestação Anápolis Universitário e a ampliação e melhorias nas Subestações Daia e Jundiaí, além de ter anunciado a previsão de entrega da nova linha Pireneus-Daia para ainda este ano.
Além disso, a companhia está executando obras e manutenções acima do planejado para 2023, como é possível acompanhar no Trabalhômetro – https://trabalhometro-equatorialgo.com.br -, plataforma lançada no mês passado e que permite acompanhar de forma ainda mais transparente a atuação e planejamento da empresa para todos os seus clientes.
Atendimento ao cliente
Em razão do feriado de Natal e de Ano Novo, celebrados respectivamente nas próximas segundas-feiras (25) e (1º), as agências e postos de atendimento presencial da Equatorial Goiás estarão fechados nesta data. Os clientes que precisarem de atendimento podem contar com os demais canais que permanecerão disponíveis.
Assistente virtual, Clara, disponível para todos os clientes, basta enviar um ‘Oi’ para o número (62) 3243-2020, e ter a disposição o atendimento para serviços como: consulta de débitos, emissão de segunda via de conta, código para pagamento e informar sobre falta de energia.
A Agência Virtual está disponível pelo site: https://www.equatorialenergia.com.br. Os clientes podem escolher a opção “Goiás” e acessar a agência virtual para solicitar segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo e faturas, informar falta de energia, religação, além de outros serviços. Para acessar, basta digitar a unidade consumidora e o CPF do titular.
O Aplicativo da Equatorial Goiás está disponível para download no Android e iOS. Basta acessar e cadastrar a unidade consumidora e CPF do titular para ter acesso aos serviços disponíveis neste canal.
Os clientes também podem registrar falta de energia enviando um SMS gratuitamente para o número 27949 escrevendo faltadeenergia, tudo junto, dar um espaço e digitar o número da instalação, que consta na conta de energia. Em seguida é enviado o número de protocolo e a previsão de atendimento.
Além disso, a Central de Atendimento, 0800 062 0196, com ligação gratuita, 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Goiás